Dia Nacional da Biomecânica - Facer
  • Dia Nacional da Biomecânica

10/05/2019 às 17:21

Para comemorar o Dia Nacional da Biomecânica (NBD), a Liga Acadêmica de Biomecânica da Faculdade Evangélica de Ceres promoveu diversas atividades. As ações incluíram a avaliação tecnológica em Biomecânica a estudantes do ensino médio do Colégio Álvaro de Melo, localizado em Ceres (GO).

Os alunos da liga produziram uma aula expositiva de aproximadamente 30 minutos, com exposições sobre as áreas de atuação e aplicação do estudo da biomecânica. Nos estandes, os estudantes do ensino médio participaram de uma atividade prática com equipamentos de análise.

Por meio dos aparelhos, é possível medir o tempo de reação motora; relizar Eletroencefalograma e Dinamometria. Os seguintes equipamentos também estiveram disponíveis: Plataforma de mensuração do salto;pista com fotocélulas para coleta de velocidade e acelerações; e balanced Gait para análise dinâmica do equilíbrio e marcha.

O evento foi importante para ampliação dos horizontes dos alunos de ensino médio, que estão em uma fase decisiva antes da entrada no meio acadêmico. Outro objetivo da proposta foi gerar resultados satisfatórios que destaquem as atividades da Liga Acadêmica de Biomecânica no National Biomechanics Day 2019 (NBD - Dia Nacional da Biomecânica 2019) e incluir a Faculdade Evangélica de Ceres entre as instituições de referência mundial na Biomecânica.

O NBD é um evento chancelado pela International Society of Biomechanics, American Society of Biomechanics, e nacionalmente pela Brazilian Society of Biomechanics. Nas edições de 2016 a 2018, já atingiu mais de 20.000 alunos e quase 800 professores em todo o mundo. A iniciativa garante visibilidade aos participantes.