Visita técnica à Unidade Prisional de Ceres - Facer
  • CPA
  • Visita técnica à Unidade Prisional de Ceres

13/11/2017 às 18:21

Na manhã da sexta-feira (10), os alunos da Faculdade Evangélica de Rubiataba, supervisionados pelo Professor Mestre em Direito Márcio Lopes Rocha, do Núcleo de Práticas Jurídicas, visitaram a Unidade Prisional de Ceres.

Os acadêmicos foram recebidos e acompanhados pelo Diretor da Unidade, Dr. Guilherme Vieira, e do Presidente da OAB local, Dr. Luciano do Vale.  Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras e conheceram as celas onde os detentos permanecem.

Eles tiveram amplo contato com os reeducandos das alas masculina e feminina e conheceram a escola estadual que funciona dentro da unidade prisional e que foi construída em parceria com os Governos Federal e Estadual.

Nesta instituição de ensino, os reeducandos têm a oportunidade de estudar, o que contribui com o processo de sua reinserção social. Para os presos que participam do projeto de ensino na escola e estudam no local, esta é uma segunda chance, a oportunidade de se prepararem para o momento em que terminarem de cumprir suas penas.

Atualmente, o índice de reincidência dos reeducandos está em 27%, uma exceção positiva na comparação com o Cenário Carcerário Nacional. A visita faz parte das rotinas dos alunos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito e tem o objetivo de fazer com que os estudantes tenham contato com a realidade do campo, nesse caso, uma parte da realidade dos apenados criminalmente.