FARMÁCIA - Facer
  • INÍCIO
  • INSTITUCIONAL
  • UNIDADES
  • VESTIBULAR
  • CURSOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • CPA
  • GRADUAÇÃO

    FARMÁCIA

    Educação de qualidade na melhor faculdade do interior de Goiás!

     

    A partir de um currículo atualizado que atende as Diretrizes Curriculares do curso, os alunos da Facer Faculdades são formados para atuarem como Farmacêuticos Generalistas na produção de medicamentos e controle de qualidade de alimentos, na manipulação e dispensação de medicamentos em farmácias comunitárias e hospitalares na área das análises clínicas.  

     

    O egresso terá adquirido durante o curso conteúdos e habilidades que possibilitarão sua atuação como Farmacêutico Generalista em farmácias e drogarias, em indústrias de medicamentos e alimentos e em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, na vigilância sanitária de serviços e produtos, e na docência superior, desenvolvendo nestes locais atividades de dispensação e manipulação de medicamentos, análise e controle de qualidade de alimentos, processamento e avaliação de exames de laboratório, fiscalização de serviços de saúde em geral, com ênfase em estabelecimentos farmacêuticos, e na fiscalização da produção de alimentos, entre outras.

    Duração Modalidade Área Turno
    8 SEMESTRES GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA SAÚDE NOTURNO

    O Curso de Farmácia capacita  o aluno ao estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas.  O curso permite ainda a realização de perícias, a emissão de pareceres e a realização de consultorias nas áreas de formação.

     

    MERCADO DE TRABALHO

     

    Segundo o Conselho Federal de Farmácia existem hoje 78 áreas de atuação para o graduado em farmácia, o que torna um dos cursos com maior possibilidades de realização profissional. Nos últimos nos houve um crescimento nas áreas da industria de medicamentos e cosméticos. Houve ainda a aprovação de legislações que obrigam a contratação deste profissional em todos os estabelecimentos nos quais o graduado pode atuar. Segundo o Sindicato dos farmacêuticos do estado de Goiás o piso salarial para o ano de 2015 foi estabelecido para a jornada de 44 horas semanais em R$ 3675,00, vale ressaltar que este valor é o mínimo e não existe teto salarial.

     

    MENANDES A. DE S. NETO

    Mini curriculo

    Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (2002), especialização em Farmácia Clínica (PUC-GO) e mestrado em Biologia com ênfase em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é coordenador pedagógico do curso de Farmácia da FACER CERES Faculdade de Ceres, atuou ainda como coordenador pedagógico na UNIVAR durante 4 anos. Atuou como Perito Oficial Criminal pela Secretaria de Segurança pública do Estado do Mato Grosso . Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Bioquímica, Analises Clinicas, Diagnóstico Laboratorial de Hemoglobinopatias e outras anemias hereditárias. Atua ainda nas áreas de Farmacovigilância, assistência farmacêutica, farmacoepidemiologia e farmacoterapia. Professor de diversas disciplinas ( Bioquímica, Bioquímica Clínica, Farmacologia, Química Farmacêutica, Parasitologia, Imunologia e outras)em diversos cursos da área da saúde( Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição) e na área das ciências agrárias e engenharias Química Geral, Química Analítica e Bioquímica de Plantas) nos níveis de graduação e pós graduação. Atua ainda como Editor Científico e Revisor de periódicos na Revista Eletrônica da Faculdade de Ceres, orientador de Trabalhos de conclusão de Curso e como Membro da Comissão de Ensino Farmacêutico  do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás.

    O Coordenador Recomenda

    Para quem tem curiosidade sobre o curso de Farmácia uma boa dica é o filme Terapia de Risco (Side Effects , 2013) que gira em torno da pesquisa clínica para o desenvolvimento de um novo medicamento antidepressivo e como a indústria farmacêutica atua mascarando alguns efeitos colaterais a fim de facilitar a liberação e comercialização do produto.

    A matriz curricular do Curso foi pensada visando atender as Diretrizes curriculares Nacionais que exigem a formação generalista do profissional Farmacêutico, assim o aluno participará de aulas teóricas, práticas, seminários, congressos, e outros nas mais diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico. O curso conta ainda com professores experientes não somente na área docente mas também como Responsáveis Técnicos nas suas áreas de atuação e assim podem agregar ainda mais conhecimento aos acadêmicos.