SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA - Facer
  • INÍCIO
  • INSTITUCIONAL
  • UNIDADES
  • VESTIBULAR
  • CURSOS
  • SERVIÇOS
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • CPA
  • GRADUAÇÃO

    SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

    O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Facer – Unidade Ceres objetiva preparar profissionais qualificados, com adequada fundamentação teórica e científica  capaz de atuar em diversos campos da área de imagem e de forma interdisciplinar. E formar profissionais tecnólogos cidadãos em Radiologia com o direito à aquisição de competências, que os tornem aptos para a inserção no mundo do trabalho com postura ética e solidária e com uma visão de responsabilidade coletiva. Espera-se também que desempenhem suas atividades com utilização de técnicas radiológicas, por meio do manuseio de aparelhos de raios-X, tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, medicina nuclear, mamografia e outros utilizados na produção de imagens de diagnóstico, bem como na atuação profissional em radioterapia, visando auxiliar o diagnóstico médico ou outros setores de trabalho que lidam com radiação. Busca, ainda, estimular os profissionais para a docência para que sejam  agentes transformadores na promoção da saúde e na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

     

    Duração Modalidade Área Turno
    6 SEMESTRES GRADUAÇÃO NOTURNO

    Os tecnólogos em Radiologia poderão atuar nas seguintes atividades: radiodiagnóstico por imagem, incluindo radiologia odontológica, veterinária, radioterapia e medicina nuclear; no controle de qualidade de produtos manufaturados; no controle de fabricação e soldagem de ductos, estruturas metálicas e outras instalações; na área de segurança dos portos, aeroportos e correspondência e outras áreas de interesse de controle e/ou diagnóstico por esses métodos. Na atuação profissional a formação permite atuar tanto na iniciativa privada quanto no setor público (Clínicas e Hospitais).

    O Curso Superior de Radiologia conta com uma adequada estrutura física, utilizando-se dos seguintes laboratórios: Laboratório de Anatomia Humana, Laboratório de Bioquímica, Laboratórios de Microscopia, Laboratório básico de Radiologia , Laboratórios de Enfermagem. Dispõe de um quadro de professores com titulação de: Especialistas, Mestres e Doutores que atuam no mercado na área específica do curso. Oferece estágio de 480 horas nos mais diferenciadas Clínicas de Diagnósticos e hospitais de Ceres , tudo de acordo e conformidade com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER).

    O perfil do Tecnólogo em Radiologia obedece ao que está definido no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC: O tecnólogo em Radiologia executa as técnicas radiológicas, no setor de diagnóstico; radioterápicas, no setor de terapia; radioisotópicas, no setor de radioisótopos; industrial, no setor industrial e de medicina nuclear. Este profissional pode gerenciar os serviços e procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

    Mini curriculo

     

     

    O Coordenador Recomenda

    Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

    Total de Vagas Anuais: 100 (50 semestrais)

    Dimensão da turma: 50 alunos

    Integralização Curricular Míima: 06 semestres

    Integralização Curricular Máxima: 12 semestres

    Carga Horária Total do Curso: 2.520 horas

    Regime de Matrícula: Seriado Semestral

    Título do Diploma: Tecnólogo em Radiologia

    Base Legal: Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais

    Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

    Coordenador: Prof.Esp. Doraci Maria dos Santos Trindade.

    órios.